Postagens

Mostrando postagens com o rótulo conservação da natureza

O “DIA DO ÍNDIO”, OS PARQUES NACIONAIS E A DITADURA

Imagem
  No dia 19 de abril se celebra no Brasil o Dia dos Povos Indígenas , mas até 2022 essa data era conhecida como “Dia do Índio”.  Ela teve seu nome alterado atendendo uma antiga reivindicação do movimento indígena que denuncia um passado ainda não muito bem compreendido. A história do famigerado “Dia do Índio” tem uma relação pouco comentada com a origem dos nossos parques nacionais.  Conhecer essa história pode nos ajudar a compreender os conflitos atuais em torno da presença de PCTs em UCs de proteção integral. Bora conhecer um pouco mais sobre isso? Os "índios" e a "integração nacional" O tal Dia do Índio foi instituído em 1943, no auge da ditadura do Estado Novo, sob governo de Getúlio Vargas. Ele não nasceu como um reconhecimento dos direitos desses povos e sim como parte de uma estratégia nacionalista de integração e assimilação forçada dos indígenas à sociedade nacional. Essa política estava baseada em uma visão evolucionista e racista , que considerava es...